Ads Top

  Oi gente!!
  Tudo bem com vocês? Como foram de semana? Visitaram seus amores? Vi meu ferinha hoje!! Estava morrendo de saudades dele!! Enchi o Espartano de carinho!! Ele é de mais!! Amo de mais da conta!! Nesse final de semana vou visitar meu gordinho e vai ter surpresa para vocês!! Amo de mais da conta!! Morrendo de saudades do meu Iraque!!


  Bom gente, como eu havia dito no post anterior, eu iria fazer uma enquete no insta para vocês votarem e a enquete vencedora foi para eu explicar sobre alguns equipamentos!! 



  O Martingal é um item muito usado em potros, principalmente em fase de doma. Deve-se ter muito cuidado em usar esse item, pois a ação dele é direta no maxilar e pescoço do cavalo. É muito usado para ensinar o cavalo a não levantar muito a cabeça, ensinando assim a ele deixar na altura desejada. Mas, cuidado ao regular a altura, pois quanto mais apertado a parte que vai presa a sela for, mais pressão irá fazer no cavalo. No caso da foto, cada parte da rédea aberta passa por uma das argolas e a outra ponta vai presa a sela.


  A gamarra tem a função parecida, é a mesma ideia mas não é presa nas rédeas, sendo um pouquinho mais leve. A gamarra é composta por uma focinheira e na ponta é presa um cabo que vai até a sela. Nas provas oficiais e oficializadas pela ABQM, é obrigatório o uso do mesmo. A parte do cabo é regulável, quanto mais solto, mais leve será a ação. 


  Quando os animais são potros e vão ser domados, começam a usar o bridão, que exerce menos pressão na boca do animal e, por conta disso, para o cavalo começar a entender o que tem que fazer, é mais ideal. Lembrando que não se ensina dando trancos na boca do potro, tudo se ensina com jeito e com paciência, sem violência.
  Os freios são mais pesados, exercem mais pressão e a pessoa que estiver montando, tem que ter a mão bem mais leve, sendo obrigatório o uso de barbelas nesse caso porque se não perde o efeito o freio. É obrigatório o uso de barbelas em ambos dos casos em provas oficializadas e oficiais da ABQM.  

  A peiteira, para muitas pessoas, é apenas para ficar bonito mas na realidade, também serve para que a sela não escorregue para trás. Eu amo peiteiras, principalmente as que são mais encrementadas!!

  As caneleiras e as cloches não são apenas enfeites também, servem para proteger os tendões e os boletos dos cavalos, são usados tanto no treino quanto no dia das competições. 

  Bom gente, espero que tenham gostado do post. Se tiverem qualquer dúvida sobre qualquer equipamento, podem perguntar que respondo a vocês!! 
  Beijos,
  Ju Conte








No comments:

Powered by Blogger.