Ads Top

  Oi gente!!
  Tudo bem com vocês? Como foram de semana? Visitaram seus amores? Bom visitei o meu gordinho na sexta passada e o ferinha na terça e estou doida para ver eles de novo!! O Iraque, se tudo der certo, vou amanha ou domingo ver ele e o Espartano só semana que vem!!
 
 
  Gente, como eu havia dito no post anterior e falei no Instagram, o Espartano não veio para substituir o Iraque, longe disso. O Espartano veio para aumentar o time do Blog da Ju Conte!! Eu não vou deixar da amar, de cuidar, de dar atenção e fazer de tudo pelo Iraque por causa do Espartano!! Nada mudou em relação ao meu amor incondicional com o gordinho mais top do Brasil!! Recebam o Espartano de braços abertos!! Eu amo os dois da mesma maneira!! Podem ficar despreocupados!!
 
  Gente, nesse mês vai ter uma prova solidária de três tambores duarante a FEMEC!! Não fiquem de fora!! Todo o valor arrecadado com as inscrições vai ser revertido para a AACD!! Eu acho que não vou poder participar pois estou sem animal para correr, o Espartano está começando a ser domado e o Iraque não pode mais competir, mas conto com a presença de todos por essa causa!!
 
  Bom gente, o post de hoje vai ser sobre odontologia equina, que é algo de extrema importância para os cavalos!! Vou falar um pouquinho sobre o assunto hoje!! 
 
  Os dentes do cavalo crescem de 0,3 a 0,4 mm por ano e graças a mastigação, eles são desgastados. Porém, nem sempre só a mastigação é suficiente para obter esse desgaste. Além disso, os dentes podem apresentar algumas falhas que precisam ser concertadas. 
 
  Esse fato faz com que, ás vezes, os próprios dentes do cavalo começem a machucar a própria boca. A questão é: quando fazer um exame odontológico no seu parceiro?? Aí vai uma lista dos possíveis momentos:
  • Antes da doma e/ ou apresente dificuldades durante a mesma;
  • Se nunca recebeu atendimento odontológico prévio ou há mais de um ano;
  • Relutância em colocar embocaduras;
  • O animal balança, levanta e abaixa a cabeça com frequência;
  • Apresenta peso excessivo nas rédeas;
  • O equino se nega a virar de um dos lados ou dos dois lados;
  • Quando o cavalo empaca; tem arrancadas repentinas;  empina;  boleia;
  • Já teve ou tem queda na performance; 
  • Mastiga constantemente a embocadura; parece incomodado;
  • Apresenta dificuldade de engorda; emagrecimento progressivo; 
  • O animal deixa cair o alimento da boca; apresenta mau hálito e históricos de cólicas.
 
  Se o animal apresentar alguns dos sintomas, recomendo chamar o veterinário que ele fará todo o procedimento!!
 
  Bom gente, espero que tenham gostado do post de hoje. Estou muito feliz pelo time do blog ter aumentado!! Se Deus quiser, tudo vai dar certo!!
   Beijos,
  Ju Conte

No comments:

Powered by Blogger.