Ads Top

Cólica Equina!!

  Oi gente!!
  Tudo bem com vocês? Como foram de final de semana? Visitaram seus amores? Vi meu gordinho ontem de tarde!! Estava morrendo de saudades dele, não via a hora de abraçar ele. 
   Na semana passada, uma das éguas do meu professor teve cólica, que é uma doença perigosa até e vou falar sobre ela hoje.
   As cólicas são resultantes de doenças do aparelho digestivo ou de outros órgãos. Como os cavalos possuem o estômago pequeno, que exige reações químicas pequenas, a maioria dos casos de cólicas tem origem em uma irregularidade na alimentação. Os ataques de cólicas surgem como consequência de alterações bruscas na qualidade de alimentos, irregularidade na distribuição da ração, alimentos finamente moídos, refeição imediatamente antes da entrada no trabalho e abeberamento depois da refeição, alimentos deteriorados e falta de exercícios físicos.
    Existem dois tipos de cólica: a espamódica e a flaturenta, que tem sintomas diferentes.
   No caso da Espamódica a dor é contínua, de maneira que, entre os ataques, o cavalo pode mostrar aparência normal. Durante o ataque, os principais sintomas são: o animal deita-se e levanta-se; retorce-se no solo; dá cabeçadas na barriga; dá patadas e traspira profundamente; apresenta a boca seca e conjuntiva injetada; à medida que o mal progride, os períodos de calma vão se tornando mais curtos e os espasmos mais intensos.
   Já na Flatulenta, que resulta da distensão do estômago ou intestino pelos gases produzidos em excesso pela fermentação dos alimentos, o animal apresenta dor contínua, porém, pouco intensa; o abdome apresenta-se distendido e o animal muda constantemente de posição, com vontade de deitar-se mas com medo de fazê-lo. 
   Se o animal apresentar os sintomas, deve-se entrar em contato com o veterinário imediatamente, pois pode levar a morte se não for tratada. 

    Já estou morrendo de saudades do meu gordinho e não vejo a hora de chega Sábado para eu ir visitar ele. Nesse final de semana, no Domingo, a partir das 11 horas irá ocorrer a Cavalgada do Camaru 2015, que sai do estádio Airton Borges e vai até o Parque de Exposições Camaru, todos estão convidados a ir e se alguém souber de algum cavalo que eu possa alugar, favor entrar em contato comigo.
   Beijos,
   Ju Conte.

No comments:

Powered by Blogger.